13/07/2021

Zé Dirceu pede que STF investigue uso de seu nome por Bolsonaro para atacar ministros da Côrte Zé Dirceu pede que STF investigue uso de seu nome por Bolsonaro para atacar ministros da Côrte





Os advogados do ex-ministro José Dirceu pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) que investigue “a disseminação de notícias falsas envolvendo seu nome, com ataques extremamente ofensivos, vulgares e graves a ministros” da própria côrte. Eles envolvem perfis falsos —e o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

Dirceu se refere à fake news de que ele teria vídeos que poderiam causar embaraço a magistrados do tribunal, e que estaria usando as imagens para chantageá-los —levando-os a tomar posições contrárias aos interesses de Bolsonaro.

“Em uma narrativa absolutamente desvairada, divulgada inicialmente em blogs obscuros da internet e, infelizmente, amplificadas pelo perfil de rede social do Exmo. Presidente da República, as fake news dão conta da estapafúrdia e abjeta ideia de que o peticionário estaria chantageando ministros dessa Côrte, mediante vídeos de conteúdo fantasioso e absolutamente inverossímil, no intuito de obter decisões que lhe fossem favoráveis”, dizem os advogados ao STF.

Redação com Agênca Folha(Mônica Bergamo)