12/07/2021

Morte de consultora do Senado deixa Brasília enlutada e triste Morte de consultora do Senado deixa Brasília enlutada e triste





O falecimento de Fabiana Queiroz Damasceno na manhã deste domingo (11), em Brasília, por complicações decorrentes da covid, entristeceu seus colegas de trabalho, no Senado Federal, e também os jornalistas de Brasília. Ela faleceu após uma parada cardíaca aos 46 anos de idade. Deixou o marido, jornalista Gabriel Garcia, com que estava casada havia nove anos. Ele trabalhou no site Diário do Poder, e trabalhava do Ministério do Meio Ambiente.

Internada havia 50 dias no hospital DF Star, o quadro se agravou e Fabiana foi submetida a tratamento de oxigenação extracorpórea (Ecmo), mas não resistiu. Apaixonada por Brasília e pela flora do cerrado, ela pediu a Gabriel para ser cremada e as cinzas jogadas em um ipê.

Graduada em Letras Português-Espanhol (1998) e Especialista em Tradução (2009), Fabiana era consultora Legislativa do Núcleo de Discursos do Senado desde maio de 2014. Foi professora de língua espanhola e de língua portuguesa para estrangeiros.

Fabiana, que os amigos tratavam por Fabi, era admirada pela qualificação profissional. Traduziu textos jurídicos, técnicos e dramáticos. Fez legendagem, tradução simultânea, sussurrada e consecutiva. Atuou como revisora de textos em português e espanhol.

“Você é o grande amor da minha vida”, essas foram as últimas palavras que eles trocaram antes de Fabiana ser intubada, na segunda-feira passada. “Eu amava muito minha mulher”, relatou Gabriel ao jornal Correio Braziliense.

Fabiana foi velada neste domingo (11), no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, das 19h às 20h. Será cremada em Valparaíso (GO).

Redação com Diário do poder