21/06/2021

João Gonçalves,o rei do duplo sentido,morre aos 85 anos João Gonçalves,o rei do duplo sentido,morre aos 85 anos





O cantor e compositor João Gonçalves natural de Campina Grande, de 85 anos, morreu na madrugada desta segunda feira,21,faltando três dias para o São João. João sofreu um infarto,foi socorrido por familiares,mas não resistiu.

Um dos seus maiores sucessos foi a música "Severina Xique-Xique", gravada por Genival Lacerda,lançada em 1985. Outros artistas de sucesso também gravaram músicas feitas por João Gonçalves,entre eles Dominguinhos,Elba Ramalho, Amazan e Ton Oliveira.


João Gonçalves no Ponto a Ponto da Tv Itararé

Outros sucessos de sua autoria são: Mate o véio, Locadora de Mulher, Um Lugar ao Sol,Cabritinha, Campina de outrora,Pescaria em Boqueirão e Denúncia.

Antes de se descobrir como compositor, Gonçalves era funcionário da extinta fábrica de bolsas Ibrahim Hamad S/A em Campina Grande.

Numa entrevista em Novembro de 2.009 ao jornalista Paulo Roberto,no programa Ponto a Ponto da Televisão Itararé, João revelou que não tocava nenhum instrumento musical, mas compunha as canções,letra e música,apenas tocando com uma caixa de fósforos à altura do joelho. "Faço as músicas,chamo o meu compadre Abdias do acordeon,canto prá ele ouvir, e os arranjos são feitos."


João atribuía a sua facilidade para compor usando a "malícia" e os refrões que são cantados com facilidade,a um "dom divino".

O velório acontece na central de velórios A Viagem,no bairro de São José, e o enterro será às 16 horas no Campo Santo Parque da Paz.

Da redação