18/06/2021

Morre no Rio, aos 78 anos, o diretor de Carnaval Laíla, vítima de Covid-19 Morre no Rio, aos 78 anos, o diretor de Carnaval Laíla, vítima de Covid-19





O Carnaval do Rio de Janeiro está de luto. Faleceu nesta sexta-feira (18/06), vítima de Covid-19, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, popularmente conhecido como Laíla, diretor e um dos maiores carnavalescos da história da folia carioca.

Ele tinha 78 anos e estava internado desde o último final de semana no Hospital Israelita Albert Sabin, no Maracanã, Zona Norte do Rio. Vale ressaltar que Laíla já havia recebido as duas doses da vacina, sendo a segunda há cerca de 1 mês.

Nascido em 27 de maio de 1943 no Morro do Salgueiro, na Zona Norte carioca, Laíla era muito identificado com a Beija-Flor de Nilópolis, escola pela qual conquistou 8 vezes o título de campeão dos desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, só perdendo para o icônico Joãosinho Trinta, que teve 9 conquistas. Sua última participação no Carnaval foi em 2020, pela União da Ilha do Governador. 

De baixa estatura, mas com o temperamento forte como o de um gigante, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o “encantador” da Marquês de Sapucaí, mantinha por perto os maiores nomes do carnaval carioca. Inseparável de suas guias, exibia-as sem disfarce no pescoço, eram sua verdadeira proteção. O apelido, que virou nome de guerra, veio da infância. Laíla não conseguia pronunciar a palavra laranja e chamava a fruta de Laila, assim ganhou seu nome de vida e com ele se tornou o maior Diretor de Carnaval da história da folia carioca. Um ícone da festa mais popular do mundo e que  partiu nesta sexta-feira (18) após quase 60 anos de contribuição ao samba e à  cultura popular.

Redação com Agências