10/06/2021

Presidente da Argentina diz que brasileiros vieram da selva e argentinos de barco da Europa Presidente da Argentina diz que brasileiros vieram da selva e argentinos de barco da Europa





O presidente da Argentina, Alberto Fernández, deu uma grande mostra do quão preconceituoso realmente é. Em pronunciamento na Casa Rosada, sede do Executivo local, o mandatário elencou, segundo ele, a principal diferença entre mexicanos, brasileiros e argentinos.

“Os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva e nós, os argentinos, chegamos nos barcos. E nos barcos que vinha de onde, da Europa. E assim construímos a nossa sociedade”, disse.

Jornalistas brasileiros trataram de dizer que ele havia falado “uma bobagem”. Na verdade, é um pouco mais que isso.

Fosse no Brasil, o presidente argentino poderia ser enquadrado no crime de injúria racial, artigo 140 do Código Penal, e estaria sujeito a pena de 1 a 3 anos de prisão.

A fala também gerou indignação e repúdio do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores. Segundo o parlamentar, a declaração é “lamentável” e “preconceituosa” e mostra o quão atrasado é o pensamento do presidente argentino.

O presidente da CRE também afirmou que a declaração demonstra subserviência aos europeus e foi uma clara tentativa de “agradar o primeiro-ministro espanhol” sem “se importar em tentar depreciar seus vizinhos na América Latina” prestando um desserviço para a região.

Redação com diário do poder/Claudio Humberto