27/05/2021

Tese de que coronavírus escapou de laboratório ganha força e presidente americano manda investigar Tese de que coronavírus escapou de laboratório ganha força e presidente americano manda investigar





O cerco se fecha em torno da China e da tese de que o coronavírus escapou do Instituto de Virologia de Wuhan (IVW), laboratório chinês que até o início da pandemia realizava extenso estudo sobre o coronavírus de morcegos. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mandou suas agências de inteligência ‘dobrarem os esforços’ na investigação dessa suspeita, que ganhou força após relatório de inteligência virar as manchetes nos EUA. 

No Brasil, parte da mídia ainda vê isso como “teoria da conspiração”. 

O Wall Street Journal apurou que em novembro de 2019 pesquisadores do IVW acabaram nos hospitais com sintomas “compatíveis com a Covid”.

O ex-presidente Trump mandou investigar a suspeita de que o vírus escapou do laboratório chinês, mas foi acusado de difundir “fake news”.

O IVW foi o primeiro laboratório com nível 4 de biossegurança na China. Diplomatas americanos alertaram para perigos da operação, em 2018.

Redação com diário do poder