29/04/2021

Senador aliado do governo pede para CPI convocar 4 governadores Senador aliado do governo pede para CPI convocar 4 governadores





O vice-líder do governo no Congresso, senador Marcos Rogério (DEM-RO), apresentou nesta quarta-feira (28) à CPI da Covid pedidos de convocação dos governadores João Doria (PSDB-SP); Wilson Lima (PSC-AM); Rui Costa (PT-BA); e Helder Barbalho (MDB-PA).

Os requerimentos terão de ser analisados pela comissão, criada para investigar ações e omissões do governo Jair Bolsonaro na pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios.

A conduta de governadores na pandemia não é alvo da comissão, e o regimento do Senado diz que não se admite CPI sobre matérias pertinentes aos estados.

Apesar disso, o aliado de Bolsonaro propôs que o colegiado tome os depoimentos desses governadores.

Nesta quarta-feira, além dos pedidos de convocação dos governadores, Marcos Rogério apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) — junto com Jorginho Mello (PL-SC) e Eduardo Girão (Podemos-CE) — um mandado de segurança a fim de impedir Renan Calheiros (MDB-AL) de integrar o colegiado (veja no vídeo abaixo). Calheiros foi escolhido relator da CPI pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).

Redação com G-1