22/04/2021

Com apenas 17 anos, paraibana é aceita em seis universidades norte-americanas Com apenas 17 anos, paraibana é aceita em seis universidades norte-americanas





Ananda Tereza Santos Figueiredo pretende cursar astrofísica e teve a candidatura aceita por instituições como o MIT e Universidade de Princeton

Princeton, MIT e outras quatro entre as melhores universidades do mundo. É em uma delas onde a paraibana Ananda Figueiredo, de 17 anos de idade, vai estudar. Ela conquistou aprovação com bolsas de estudo em seis das mais renomadas instituições acadêmicas dos Estados Unidos, para cursar astrofísica.

A estudante é natural da capital paraibana, João Pessoa. Pelas excelentes notas, sempre conquistou bolsas de estudo, e há três anos foi aprovada em mais uma seleção. Passou a morar em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, onde estudou no Cypress Creek High School, uma escola pública, por meio do programa International Baccalaureate (IB).

Desde criança Ananda demonstrou ter aptidão com números e, do jardim de sua casa, na Paraíba, observando o céu, viu nascer a paixão pelas estrelas.

Além das boas notas, Ananda ganhou olimpíadas de química, física e matemática. Ela também sonhava em ser atriz, inclusive chegou a ser aprovada em escolas artísticas e morou em São Paulo e no Rio de Janeiro para se dedicar à carreira, mas decidiu se aprofundar nos estudos de astronomia, focando na aprovação em grandes instituições de ensino.

Ao fim do ensino médio, a estudante obteve o primeiro e excelente resultado: foi selecionada para estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um dos mais renomados do mundo. Mas não parou por aí. Mais cinco instituições norte americanas se dispuseram a tê-la como aluna.

Princeton, MIT, Catholic University Of America (Honors Program), Amherst College, University of Flórida, Flórida Institute of Technology. São seis opções para escolher, e um sonho realizado.

Redação com CB