13/04/2021

O QUE PODE BOLSONARO? Rosa Weber suspende trechos dos decretos presidenciais que facilitam a compra e porte de armas O QUE PODE BOLSONARO? Rosa Weber suspende trechos dos decretos presidenciais que facilitam a compra e porte de armas





A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda feira,trechos dos decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro que facilitam a compra e porte de armas. A decisão dela vale até o plenário da Côrte analisá-la, quando poderá referendá-la ou revogá-la. Alguns desses decretos começariam a valer na terça-feira (13).

O julgamento será no plenário virtual e começará na sexta-feira. Os ministros terão uma semana para colocar seus votos no sistema eletrônico da 

Côrte, sem necessidade de se reunirem para debater o tema.

Segundo a ministra, as inovações trazidas pelos quatro decretos de Bolsonaro são incompatíveis com o sistema de controle e fiscalização de armas instituído pelo Estatuto do Desarmamento, e com o dever de promover a segurança pública e o direito à vida. Ela lembrou que um decreto não pode ir além do que está previsto na lei.

“Inúmeros estudos, nacionais e internacionais, públicos e privados, apoiados por expressiva maioria da comunidade científica mundial, revelam uma inequívoca correlação entre a facilitação do acesso da população às armas de fogo e o desvio desses produtos para as organizações criminosas, milícias e criminosos em geral, por meio de furtos, roubos ou comércio clandestino, aumentando ainda mais os índices gerais de delitos patrimoniais, de crimes violentos e de homicídios”, destacou Rosa.

O advogado Rafael Carneiro, que representa o PSB, autor de uma das ações em curso na Côrte, comemorou: “A medida privilegia a prudência, ao evitar que os decretos produzam seus efeitos mais nefastos e imediatos antes que o STF possa analisar sua constitucionalidade. Como já foi amplamente demonstrado, flexibilizar a compra e o uso de armas de fogo e munições no Brasil resultará no aumento de crimes violentos como assassinatos e feminicídios, além de representar uma ameaça à estabilidade institucional. A sociedade não tem nada a ganhar com isso.”

Redação com O Globo