25/03/2021

APERTO NO VATICANO. Papa Francisco ordena cortes de salários de cardeais e clérigos APERTO NO VATICANO. Papa Francisco ordena cortes de salários de cardeais e clérigos





O papa Francisco determinou um corte de 10% nos salários de cardeais. Outros clérigos terão redução de 3% a 8% nos pagamentos. A medida busca evitar demissões e manter empregos de outros funcionários do Vaticano, depois que a crise financeira causada pela pandemia impactou a Santa Sé. Leia a íntegra da carta do Vaticano (em italiano).

É a 1ª vez que um papa ordena cortes salariais. Além disso, o chefe do Vaticano determinou a suspensão de aumentos salariais que já estavam programados por 2 anos, até março de 2023. Os cortes salariais terão efeito a partir de 1º de abril.

O Vaticano sofreu impactos econômicos com o fechamento de atrações turísticas como a Basílica de São Pedro e o Museu do Vaticano.

A Santa Sé, corpo administrativo da Igreja Católica, opera em deficit “há vários anos”, de acordo com a carta. As medidas foram tomadas “considerando o agravamento desta situação na sequência da emergência sanitária provocada pela propagação da covid-19, que afetou negativamente todas as fontes de rendimento da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano“, segundo o comunicado.

Em fevereiro deste ano, o Vaticano anunciou que projeta deficit de 49,7 milhões de euros em 2021. A Santa Sé já havia anunciado esforços de contenção de gastos com despesas operacionais, com redução de 14% em 2020 na comparação com 2019.

“A manutenção dos empregos continua a ser uma prioridade para o Santo Padre nestes tempos difíceis”, diz o comunicado de 19 de fevereiro. De acordo com o Vaticano, a maior parte dos recursos da Santa Sé em 2021 serão dedicados ao apoio às atividades apostólicas, equivalentes a 68% das despesas totais, enquanto 17% se destinam à gestão do patrimônio e outros bens, e 15% à gestão do patrimônio e demais bens, administração e serviços.

Redação com Poder-360