24/03/2021

Sobe para 115 o número de cidades de SP com risco de falta de oxigênio Sobe para 115 o número de cidades de SP com risco de falta de oxigênio




Foto: Outras palavras  -  


Um novo levantamento do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), realizado de segunda feira até hoje, revelou que 177 serviços de saúde em 115 municípios paulistas estão em situação crítica de abastecimento de cilindros de oxigênio gasoso, usado em pacientes com covid-19.

O estado é considerado crítico quando os serviços de saúde possuem suprimento do insumo para menos de uma semana.

"O grande problema é o oxigênio gasoso. Hospitais maiores usam o oxigênio líquido, que é transportado em caminhões e não cilindros. Com o aumento do consumo, com mais pacientes precisando de oxigênio e as transferências entre unidades demorando por falta de leitos, a situação se agravou e é necessária uma reposição rápida", disse Geraldo Reple Sobrinho, presidente do Cosems São Paulo e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

O monitoramento do Cosems é feito desde o início de março junto às secretarias municipais de Saúde. A última investigação indicou um aumento da demanda por oxigênio em 61 municípios.

Quando faltou oxigênio no Amazonas,atribuiu-se o problema ao governo federal.

Aguarda-se agora o que dirá o governador Paulista,João Doria,sobre esse desabastecimento no estado governado por ele.

Redação com R-7