21/03/2021

COVID-19: Especialistas preveem pelo menos mais 15 dias de caos na saúde pelo Brasil COVID-19: Especialistas preveem pelo menos mais 15 dias de caos na saúde pelo Brasil





O Brasil atingiu a maior taxa de crescimento de casos da covid-19 desde o começo da pandemia, com mais de 90 mil novos infectados por dia. Especialistas ouvidos pelo site R-7 acreditam que a falta de vacinação em massa e de planejamento do Ministério da Saúde contribuem para a situação do país. De acordo com os médicos, os próximos 15 dias ainda serão bem complicados. 

O presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes, compara a situação da saúde a um filme de terror. "Parece que estamos vivendo um filme de terror. Sempre imaginamos que não vai acontecer nada pior, mas acontece. O alto número de novos casos, como vem acontecendo na última semana, se pressupõe muitos óbitos nas próximas duas semanas", prevê Fernandes, já que a covid-19 demora uma semana para agravar. 

O infectologista Adauto Castelo Filho, do Hospital Albert Einstein, acredita que podemos chegar a 4 mil mortes por dia. "Não é improvável que nos próximos 15 dias chegaremos às 4 mil mortes ao dia. Tivemos uma coordenação central completamente desarticulada e um negacionismo complicado e com consequências terríveis para a população. Um número grotesco de pessoas vai morrer", lamenta o especialista.

A falta de medicamentos para a intubação de pacientes mais graves é apontada como consequência de um planejamento mal feito. "Seria inimaginável em tempos atrás pensar que viveríamos uma situação igual a essa, de faltar fármacos nas UTIs", diz o presidente da AMB. 

O infectologista fala em crueldade com a população. "É uma crueldade enorme não ter medicamento. Como o especialista de logística deixa faltar insumos básicos para atendimento da população? A cadeia de insumos colapsou completamente", exalta Castelo Filho.

Redação com R-7