21/02/2021

Sem saber diferenciar revólver de pistola,¨especialista¨critica decreto das armas Sem saber diferenciar revólver de pistola,¨especialista¨critica decreto das armas




Especialista em segurança pública, a cientista política Ilona Szabó defendeu que a flexibilização do porte e da posse de armas no Brasil deveria ser discutida de forma técnica. “Não é uma questão ideológica, é uma questão de vida ou morte”, afirmou.

“A lei permite que os cidadão possua arma, mas há requisitos importantes porque armas são instrumentos de ataque, são feitas para matar. E essas armas, infelizmente, não ficam só na mão de cidadãos que querem cumprir as leis. Há desvios, há muita corrupção. Elas acabam parando nas mãos do crime organizado”, disse.

Ilona esquece que a bandidagem já encontra-se armada até os dentes.

O governo federal publicou, em edição extra do Diário Oficial da União do último dia 13, decretos que alteram as regras para o porte e a posse de armas. Entre outras mudanças, as novas normas aumentam de quatro para seis o número de armas de fogo que um cidadão comum pode comprar e ampliam o acesso de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) a armas e munições sem a necessidade de autorização do Exército: até 60 armas para atiradores e até 30 para caçadores.

A entrevista de Ilona Szabo foi feita pela jornalista Rachel Sheherazade, e publicada no site Metrópoles