16/02/2021

O PAÍS DA MALANDRAGEM. Profissional aplica seringa vazia em idosa no RJ e diz não ter percebido o problema O PAÍS DA MALANDRAGEM. Profissional aplica seringa vazia em idosa no RJ e diz não ter percebido o problema




A técnica de enfermagem que injetou uma seringa vazia em vez de uma dose de vacina contra a Covid-19 em uma idosa em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foi ouvida pela secretaria municipal de Saúde nesta segunda feira.

De acordo com a secretaria, a profissional disse que não percebeu que não havia a dose na seringa e afirmou que não foi intencional, mas que achou ser um problema com a seringa.

O caso aconteceu na sexta-feira (12) e se tornou público após a família da idosa de 94 anos postar um vídeo nas redes sociais mostrando o momento em que a profissional fura o braço da idosa com a agulha e com a seringa vazia. Em seguida, a técnica puxa a seringa e “aplica uma dose de ar”.

Após o vídeo repercutir na internet, a Prefeitura de Petrópolis entrou em contato com a família e marcou uma aplicação da dose verdadeira da vacina. A idosa recebeu o imunizante no sábado (13).

A secretaria de Saúde informou que segue apurando o caso e disse que acionou tanto o Conselho Regional de Enfermagem quanto a Polícia Civil para acompanharem a investigação. A pasta afirmou que faz a contagem das doses e que esse foi um caso isolado e não há indícios de que outros casos semelhantes tenham acontecido na cidade.

O Coren-RJ informou que, assim que recebeu as denúncias de supostos atos infracionais da profissão de enfermagem, tomou as devidas providencias e acionou as autoridades competentes.

A profissional foi afastada do cargo. A Prefeitura não informou o nome da profissional nem quantas pessoas ela vacinou.

A Polícia Civil disse que a 105ª DP instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias do vídeo e afirmou que a prefeitura de Petrópolis comunicou o fato imediatamente e vem colaborando com as investigações a fim de esclarecer integralmente os fatos.

O secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho reforçou que o caso está sendo investigado e disse que os familiares têm o direito de filmar o momento da aplicação das doses, assim como conferir as seringas antes e depois da aplicação do imunizante.

Outros casos investigados no país

Além do caso em Petrópolis, outros quatro são investigados no Brasil. Um em Maceió, um em Niterói, um no interior do São Paulo e outro em Goiânia.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) investiga a denúncia de que uma enfermeira não injetou o líquido da vacina contra a Covid-19 em uma paciente na primeira tentativa, mesmo tendo inserido a agulha na idosa, em Goiânia.

Uma técnica de enfermagem de Maceió foi afastada no dia 28 de janeiro depois de não ter aplicado corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma mulher de 97 anos. O incidente foi registrado em um vídeo divulgado nas redes sociais. Após denúncia da família, a idosa foi devidamente vacinada.

Uma enfermeira aplicou a vacina contra Covid-19 em um idoso de 80 anos após perceber que a seringa estava vazia na primeira tentativa. O caso foi registrado em Salto (SP) durante vacinação por drive-thru. Em nota, a prefeitura afirmou que foi um problema ocasional e que não há golpe na vacinação municipal.

Em Niterói, a família de um idoso flagrou em vídeo o momento em que a agulha é inserida sem líquido no braço do paciente no drive-thru de vacinação do Gragoatá.

Redação com G-1