13/02/2021

João Roma assume o Ministério da Cidadania; Onyx vai para a Secretaria Geral da Presidência João Roma assume o Ministério da Cidadania; Onyx vai para a Secretaria Geral da Presidência




Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados  -  


O deputado João Roma (Republicanos-BA) é o novo ministro da Cidadania do governo Bolsonaro. A nomeação foi publicada em edição-extra do DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (12).

Como adiantado pelo presidente Jair Bolsonaro em 8 de fevereiro, o ex-ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, assumirá a Secretaria Geral da Presidência. Será o 3º cargo exercido pelo político no 1º escalão do Executivo.

João Inácio Ribeiro Roma Neto, 48 anos, é deputado federal de 1º de mandato, eleito pela Bahia com 84.455 votos. Na Câmara, relatou, entre outras proposições, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 438/18, que muda a chamada regra de ouro –que proíbe que o governo se endivide para pagar despesas cotidianas, como folha salarial, programas sociais e manutenção de órgãos públicos.

Ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, fez toda a sua carreira política muito próximo ao presidente do DEM.

As últimas tratativas entre o presidente Jair Bolsonaro e líderes do Republicanos giraram em torno de 3 nomes: João Roma (BA), Márcio Marinho (BA) e Jhonatan de Jesus (RR), todos do Republicanos, sigla presidida pelo deputado Marcos Pereira (SP). Contudo, o aliado de ACM ganhou força e foi escolhido.

Redação com Poder 360