12/02/2021

China vai enviar ao Brasil insumos para 13 milhões de doses da vacina de Oxford China vai enviar ao Brasil insumos para 13 milhões de doses da vacina de Oxford




Foto: Arquivo AFP  -  

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou nesta quinta-feira (11), por meio do Twitter, que a China confirmou o envio de duas remessas de insumos para produção de 13 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AtraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, até o fim de fevereiro. O imunizante está sendo fabricado no Brasil pela (Fundação Oswaldo Cruz).

O ministro lidera a comitiva brasileira que está em viagem internacional para saber como a tecnologia 5G está sendo desenvolvida pelos principais fabricantes no mundo. Na China, fez apelo ao governo chinês pelo envio dos insumos.

Na segunda-feira (8), também fez pedido a um sócio da AstraZeneca, o CEO da Investor AB, Marcus Wallenberg, para que fosse examinada a possibilidade de priorizar e acelerar o envio de vacinas contra o coronavírus e insumos para o Brasil.

Em carta divulgada pelo ministro, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, informa a Fábio Faria que o envio dos insumos de vacinas ao Brasil será fornecido de acordo com os contratos firmados. “O 2º e o 3º lote de insumos para vacina Oxford/AstraZeneca estão previstos para chegar ao Brasil em fevereiro, enquanto os insumos para CoronaVac estão sendo fornecidos de forma coordenada”, afirmou.

A vacina AstraZeneca/Oxford foi a principal aposta do governo Bolsonaro para a a campanha de imunização nacional. Recebeu autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso emergencial em 17 de janeiro. A responsável pela produção do imunizante no Brasil é a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A fundação recebeu no sábado (6) o 1º lote da matéria-prima necessária para produzir a vacina. A remessa chegou com atraso de 1 mês.

Redação com Poder 360