10/02/2021

Campina Grande. Prefeito entrega Ambulatório de Saúde Mental com capacidade para atender 600 pessoas por mês Campina Grande. Prefeito entrega Ambulatório de Saúde Mental com capacidade para atender 600 pessoas por mês





Prefeito volta a destacar a Saúde como uma das prioridades de governo e ressalta importância do serviço entregue em tempos de pandemia 

O prefeito Bruno Cunha Lima realizou nesta quarta-feira, 10, a primeira inauguração do seu governo, passado pouco mais de um mês apenas de gestão. Acompanhado da primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, Bruno fez a entrega, numa solenidade bastante prestigiada, mas sendo mantidos os protocolos sanitários, do Ambulatório de Saúde Mental Ivânia Rodrigues dos Santos, no bairro do Catolé. O serviço vai oferecer atendimento psicológico e assistência psiquiátrica a, pelo menos, 600 pessoas por mês.

A solenidade foi prestigiada pelos deputados estaduais Tovar Correia Lima, Camila Toscano e Moacir Rodrigues, além de secretários municipais, vereadores, familiares da homenageada, Ivânia Rodrigues dos Santos, lideranças comunitárias, equipe de servidores do Centro e da Secretaria de Saúde.

“Queremos ajudar a cuidar das pessoas de Campina Grande. Eu tenho uma grande prioridade que é a saúde pública de Campina Grande. Depois dessa pandemia, tenho a convicção de que as pessoas estão adoecendo da mente. É preciso saber ouvir, respeitar o sentimento do outro, a experiência do outro, ser empático, se colocar no lugar do outro, entender o sentimento do outro mesmo sem estar sentindo o sofrimento do outro”, disse o prefeito Bruno.

Qualidade no atendimento 

Uma das responsáveis diretas pela abertura do ambulatório, Juliana Figueiredo Cunha Lima destacou a importância do novo serviço. “É assim que a gente quer que as pessoas se sintam aqui. Que elas sejam acolhidas, que entendam que estão sendo bem cuidadas pela gestão de Campina Grande. Este é o primeiro de muitos projetos que vamos fazer. Nosso maior desejo é que a população da nossa cidade seja saudável emocionalmente, porque estando bem emocionalmente, estaremos bem em todas as outras áreas”, disse.

De acordo com a coordenadora da Rede de Saúde Mental do Município, psicóloga Lívia Sales, o ambulatório vai servir como um serviço de porta de entrada para os pacientes na rede de cuidados em saúde mental da cidade. “Esse posto vai permitir atender aos casos leves e regular os encaminhamentos dos casos moderados a severos para os Centros de Atenção Psicossocial, os Caps”, esclareceu.

O Centro 

O Ambulatório funciona com duas salas, com espaço para escuta e consulta. O serviço é aberto ao público, com demanda livre e consultas marcadas pelo Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Recentemente, o Centro de Saúde do Catolé passou por uma ampla reforma e ampliação e o objetivo da Secretaria de Saúde é aumentar, gradativamente, este serviço de atendimento psicológico com perfil de portas abertas à comunidade. “Temos previsão de aumentar ainda mais essa capacidade de atendimento, para humanizar a assistência, cuidar com carinho e com zelo das pessoas. Queremos tornar Campina

Grande uma referência no Sistema Único de Saúde”, disse o Secretário de Saúde, Filipe Reul.

Homenageada 

O ambulatório ganhou o nome da psicóloga Ivânia Rodrigues dos Santos. Os familiares da profissional de saúde mental participaram da solenidade. Ela morreu em função da Covid-19, no ano passado. Ivânia foi professora de Educação Infantil e se formou em psicologia pela UEPB em 1993. Ela atuou como psicóloga clínica por mais de 25 anos e trabalhou como psicóloga educacional na Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande.

Redação/CODECOM-PMCG