07/02/2021

ROLO NA PANDEMIA. Polícia Federal pede autorização ao STJ para indiciar governador do Pará por compra irregular de respiradores pulmonares ROLO NA PANDEMIA. Polícia Federal pede autorização ao STJ para indiciar governador do Pará por compra irregular de respiradores pulmonares





Caso o pedido seja aceito, Helder Barbalho (MDB) vai responder pelos crimes de falsidade documental e ideológica, associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorização para indiciar o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), por irregularidades na compra de respiradores para pacientes com a Covid-19. A transação envolveu cerca de R$ 50 milhões em recursos públicos.

De acordo com a PF, além do governador, outras sete pessoas também serão indiciadas. Entre elas estão o ex-secretário de saúde, Alberto Beltrame, o ex-secretário adjunto de gestão administrativa da saúde, Peter Cassol, além de outros servidores e empresários envolvidos na compra.

Respiradores enviados chegam ao governo do Pará — Foto: Reprodução / Agência Pará

Foto: Reprodução Agência Pará 

Sobre o caso, o governo do Pará informou, em nota, que não foi provado nenhum envolvimento do governador Helder Barbalho e ato ilegal ou antiético. O G1 entrou em contato com a defesa dos demais indiciados, mas não obteve retorno.

Como o governador possui foro privilegiado, a PF precisa solicitar ao STJ uma autorização para indiciá-lo.

Redação com G-1/Pará