06/02/2021

Pazuello lança edital para construção do maior complexo da América Latina para produção de vacinas Pazuello lança edital para construção do maior complexo da América Latina para produção de vacinas




Foto: Reprodução CNN/Brasil  -  


A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou nesta sexta-feira (5), live realizada pelo YouTube, o edital de licitação para a construção do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs), que ficará em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

O complexo será o maior da América Latina, aumentando em 4 vezes a capacidade de produção da Fiocruz. Além disso, deve atrair mais de 5 mil empregos ainda na fase de construção.

“Precisamos ser autossuficientes na produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), de vacinas e insumos para combater esse e os próximos vírus que virão. Esse é um marco para a saúde pública do Brasil e para o SUS”, disse Pazuello no lançamento do edital de licitação do Cibs.

Segundo Pazuello, com a fabricação do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) no Brasil, será possível produzir 100 milhões de doses de vacinas ainda neste semestre e mais 20 milhões de doses por mês no semestre seguinte.

O ministro também informou que a pasta está em negociação para adquirir doses com o laboratório indiano Bharat Biotech, responsável pela vacina Covaxin, e com o Instituto Gamaleya, que produz a Sputnik V.

Redação com CNN/Brasil e Poder 360