03/02/2021

CAMPINA GRANDE. Gestão municipal acha anúncio de greve na educação inoportuno CAMPINA GRANDE. Gestão municipal acha anúncio de greve na educação inoportuno




NOTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINA GRANDE

A Secretaria Municipal de Educação vem, publicamente, manifestar surpresa e perplexidade pela decisão anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Agreste da Borborema - Sintab, de deflagrar uma greve dos professores e demais servidores da Educação, de forma absolutamente açodada  e intempestiva, desconsiderando que a atual gestão assumiu a Prefeitura há pouco mais de um mês - tempo demasiadamente curto para solução de reivindicações históricas da classe. 

O que ainda é mais lamentável, nesse fato, é que não faltaram gestos concretos, até o momento, por parte do prefeito Bruno Cunha Lima, do secretário Raymundo Asfora Neto e de sua equipe, no sentido de manter permanentemente aberta a porta do diálogo. E registre-se: sem demagogia, sem viés ideológico, sem artimanhas políticas, mas sempre de forma transparente, procurando harmonizar as reivindicações da classe com a necessidade do Município de manter o equilíbrio fiscal.

Em duas ocasiões, pelo menos, o Sintab teve pedidos de audiências atendidos pela Secretaria. A primeira na Seduc, no dia 13 de janeiro e a segunda, neste último dia 29, na sede da própria entidade, num gesto de cortesia e de respeito da gestão à entidade.

Na Administração Pública, as medidas não podem ser tomadas discricionariamente, sem rigor, sem obediência estrita aos limites legais, sem o devido planejamento. Todas as reivindicações do Sintab estão sendo tratadas pela gestão, seguindo todos os trâmites burocráticos básicos que o ordenamento jurídico impõe, mas com sensibilidade e bom senso, visando, acima de tudo, o interesse público e dos valorosos servidores da pasta.

Consideramos legítima a reivindicação do Sindicato para que a vacinação contra a Covid-19 contemple a categoria, principalmente quando toda a cidade testemunhou a comoção, na Rede Municipal de Ensino, pela morte precoce da professora Christianne de Fátima, gestora da Escola Manoel Motta, em Bodocongó, vítima fatal da doença, no último domingo, 31.

Mas, por uma questão de justiça, é preciso lembrar: o primeiro prefeito do Brasil a pleitear ao Ministério da Saúde a inclusão dos trabalhadores da Educação entre os grupos prioritários para a imunização, foi Bruno Cunha Lima, durante videoconferência com o ministro Eduardo Pazuello e os gestores das capitais brasileiras e de todas as principais cidades-polo do País. Bruno lamentou e denunciou na ocasião: no debate nacional, a pauta da Educação sempre foi relegada a último plano desde a eclosão da  pandemia.

A Secretaria de Educação de Campina Grande continua de portas abertas para o diálogo construtivo, objetivo e maduro, esperando que o Sintab tenha a compreensão do atual momento e dos desafios atinentes a uma época de rupturas de padrões, grave crise econômica e perspectivas preocupantes para todos os municípios brasileiros.

A greve foi e sempre deverá ser o último recurso das categorias, jamais o primeiro gesto, numa permanente mesa de negociação. Em Campina Grande, a ambiência permite canais constantes de entendimento, portas abertas para o diálogo e disposição de construir alternativas, dentro das condições possíveis ao Município. Radicalizar, neste instante, é jogar por terra a oportunidade de avançar e consolidar conquistas.

CODECOM/PMCG