19/01/2021

O que deve fazer quem tem um carro da Ford? Vídeo esclarece o consumidor após fechamento das fábricas O que deve fazer quem tem um carro da Ford? Vídeo esclarece o consumidor após fechamento das fábricas





Bastou a Ford anunciar o fechamento das fábricas no Brasil para que os proprietários de modelos da marca ficassem de orelha em pé. Afinal, consumidor deve vender o carro? Sem produção local, como ficarão os estoques de peças de reposição e componentes para o varejo?

A própria ex-fabricante divulgou um comunicado para a rede de concessionárias que inclui respostas elaboradas para as mais diversas dúvidas dos clientes. Entre as perguntas que a Ford acredita que serão as mais frequentes por parte dos consumidores estão: a marca sairá do país? Como fica a assistência técnica? Meu carro irá desvalorizar? Faltarão peças?

Ou seja, dúvidas pertinentes para quem é proprietário de um carro da marca. 

Segundo o documento, a Ford se manterá no Brasil. Mas, ao invés de ser fabricante, atuará como importadora. Uma espécie de contramão do que geralmente ocorre. Mesmo assim, ela garante que manterá os programas de assistência, prazos de garantia e atendimento nas concessionárias.

Peças

A marca também garante que manterá a produção de peças por alguns meses, para abastecer o mercado de reposição. Basicamente, são itens de funilaria, como portas, capôs, tampas de porta-malas, que são feitos na linha de prensagem. 

Outras peças como itens de desgaste, vidros, borrachas, cabos e itens plásticos são fabricados por fornecedores, que deverão manter um volume para abastecer à frota circulante.

Desvalorização

Sobre a desvalorização, é garantido que o mercado de usados irá se fazer valer do fim da linha dos modelos Ka e EcoSport para empurrar os preços para baixo. VEJA VÍDEO

Redação com Marcelo Jabulas/Hoje em Dia