16/01/2021

Japonês de 102 anos que mora em Curitiba superou covid-19 e gripe espanhola Japonês de 102 anos que mora em Curitiba superou covid-19 e gripe espanhola




Foto: reprodução RPC  -  


Com 102 anos, Yoshio Nishii sobreviveu a pandemia da gripe espanhola, em 1918 e também conseguiu se recuperar totalmente da covid-19, em 2020. Morador de Curitiba, no Paraná, há 28 anos, ele nasceu em Osaka, no Japão.

Yoshio foi dado como morto quando era recém-nascido, no momento em que o mundo vivia a pandemia da gripe espanhola. Foi no velório dele que um tio viu que o seu braço mexia. Naquela altura, mais de 50 milhões de pessoas morriam da doença.

O filho Keiichiro Nishii contou ao Jornal Hoje, da Rede Globo, neste sábado,que não conhecia a história de sobrevivência do pai até o momento em que Yoshio contraiu a covid-19.

“Ele não acha nada especial nisso. Inclusive, eu conheci essa história agora, quando ele pegou a Covid foi que ele comentou isso”, disse.

Além de Yoshio, a esposa Elisa, de 93 anos, também teve resultado positivo para a doença e se recuperou.

Com sintomas leves como febre e cansaço, Yoshio mostra uma “saúde de ferro” e recomendou ter calma e ter pensamento positivo para alcançar uma vida longa e feliz.

Redação com UOL