23/11/2020

Com mais de 20 dias de apagão no Amapá, moradores contabilizam prejuízos após maior chuva do ano Com mais de 20 dias de apagão no Amapá, moradores contabilizam prejuízos após maior chuva do ano




Foto: seles nafes  -  


O 21º dia de apagão energético no Amapá, nesta segunda-feira (23), começou com a contabilização dos prejuízos de domingo (22). Macapá teve o maior volume de chuva do ano e muitas casas foram invadidas pela água. Os amapaenses ainda enfrentam falhas no fornecimento de energia.

O Amapá enfrenta uma crise energética desde o último dia 3, quando um incêndio atingiu a principal subestação do estado. Cerca de 90% da população enfrentaram um blecaute de 4 dias, e um novo apagão total no dia 17 de novembro, que foi solucionado em cerca de 4 horas.

No sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriu a primeira agenda no estado desde o blecaute. Ele participou de breves cerimônias para ativação de parte dos geradores termoelétricos contratados emergencialmente e que tinha a promessa de restabelecer a energia para 100% do estado.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou, na noite de domingo, que o “fornecimento de energia elétrica ocorreu dentro da normalidade” ao longo do dia, com atendimento de 89% da carga média. Em Macapá, por exemplo, a maioria dos bairros estavam com energia na maior parte do domingo. No entanto, à noite, houve racionamento em algumas regiões.

O órgão informou ainda que os outros geradores, que seriam ativados ao longo do dia, não foram instalados devido “dificuldades relacionadas à logística e ao clima” e que expectativa é de que até esta segunda “estejam operacionais 34 MW [megawatts] de geração térmica”.

Redação com Sistema Globo