20/11/2020

Banco Central informa que o Pix pode ser usado para pagar Mega-Sena e outros jogos de loteria Banco Central informa que o Pix pode ser usado para pagar Mega-Sena e outros jogos de loteria




Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil  -  


Quem quiser fazer jogos de loteria agora,poderá pagar as taxas por meio do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos que começou a funcionar na última segunda-feira. Para isso, o Banco Central (BC) integrou as lotéricas entre as instituições habilitadas a receber os pagamentos instantâneos.

Com essa permissão, quem for em uma lotérica poderá pagar seus jogos de Mega-Sena, loteria esportiva e qualquer outro tipo de jogo por meio do Pix. A disponibilidade do pagamento vai depender das lotéricas estarem preparadas para receber os pagamentos instantâneos.

O Banco Central vem anunciando novas funcionalidades para o recém inaugurado meio de pagamentos. Entre as novidades que estão na “agenda evolutiva” da autarquia, o saque Pix deve estar disponível no primeiro semestre de 2021. O parcelamento de compras também deve ser disponibilizado em breve.

‘Ajustes pontuais’

O Banco Central aprovou ontem,um período de seis meses para “ajustes pontuais”. Nesse tempo, as instituições estarão isentas de aplicação de multa caso aconteça alguma operação errada se tomarem medidas para evitar a reincidência do erro.

“Embora o Pix esteja funcionando plenamente, algumas acertos pontuais podem ser necessários a fim de melhorar a experiência do usuário. Como esses ajustes são normais para um sistema da complexidade e magnitude do Pix, determinados apontamentos podem não ser configurados como infrações”, disse em nota.

Entre as infrações previstas no regulamento estão o descumprimento dos níveis de serviço, como um tempo máximo de processamento superior ao estabelecido pelo BC, e também a falta de cumprimento dos procedimento tecnológicos, operacionais e de segurança requeridos pelo Banco Central.

O Pix já passou por um período de testes, quando menos clientes estavam aptos a utilizar o meio de pagamentos, de duas semanas. Nesse período, as instituições financeiras puderam fazer ajustes nos seus processos para funcionar plenamente a partir do dia 3 de novembro.

Redação com O Globo