13/11/2020

¨Pode ser efeito colateral da vacina¨, diz Bolsonaro sobre suicídio de voluntário da CoronaVac ¨Pode ser efeito colateral da vacina¨, diz Bolsonaro sobre suicídio de voluntário da CoronaVac




Foto: Facebook  -  


O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) disse, na noite desta quinta-feira (12), durante sua tradicional live no Facebook, que a morte de um dos voluntários que participou dos testes da CoronaVac pode ter sido provocada por "efeito colateral".

Além disso, Bolsonaro afirmou: "Estão tentando investigar, porque quando um pessoa comete suicídio, geralmente tem um histórico de depressão, a mulher largou ele, o marido largou ela. Uma série de coisas: histórico familiar, perdeu o emprego, perdeu tudo. Vamos apurar a causa do suicídio e daí, obviamente, em sendo suicídio, não tem nada a ver com a vacina". 

Produzido pela empresa chinesa SinoVac, em parceria com a alemã BioNTech, com apoio do Instituto Butantan, o imunizante teve os ensaios clínicos suspensos na noite dessa segunda-feira (9) após a morte de um dos dos voluntários. Segundo boletim de ocorrência registrado em São Paulo, ele morreu em decorrência de suicídio. 

Em nota divulgada nessa quarta-feira (11), a Anvisa afirmou que liberou a retomada do estudo com base em informações fornecidas pelo Butantan após a suspensão. "Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador (Butantan), a ANVISA entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o evento grave inesperado e a vacina", dizia o texto. 

Redação com EM