21/10/2020

FOI AMIZADE? Advogada que pediu soltura de André do Rap estagiou no gabinete do ministro Marco Aurélio FOI AMIZADE? Advogada que pediu soltura de André do Rap estagiou no gabinete do ministro Marco Aurélio




Foto: Jornaldacidade  -  

A advogada Ana Luísa Gonçalves Rocha, 24, que assinou sozinha o pedido de soltura de um dos principais chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital), André de Oliveira Macedo, o André do Rap​, estagiou até o final do ano passado no gabinete do ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), que concedeu o habeas corpus.

Formada em direito em 2019 pela UnB (Universidade de Brasília), ela abriu um escritório com Eduardo Ubaldo Barbosa, outro ex-funcionário de Marco Aurélio, em março deste ano.

Segundo pessoas próximas dos dois, eles se conheceram no gabinete do ministro. Apesar da sociedade, Rocha assinou sozinha ​o habeas corpus em favor do traficante internacional.

O pedido foi deferido pelo próprio ministro no início deste mês, e o traficante está foragido desde o dia 10. A liminar, no entanto, foi reformada pelo presidente do tribunal, ministro Luiz Fux. No dia 15, a côrte confirmou em plenário a sua revogação.

Os dois advogados têm outro processo sob a relatoria de Marco Aurélio, no qual atuam na defesa de um juiz punido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Com artigos e vida acadêmica na universidade voltados à advocacia trabalhista, Ana Luísa Gonçalves Rocha é novata em processos no STF, onde passou a atuar neste ano.

O escritório da advogada com o ex-assessor de Marco Aurélio, o Ubaldo Barbosa Advogados, foi aberto pela dupla em uma sala comercial em Brasília. Barbosa ficou até fevereiro no gabinete do ministro e, em janeiro, recebeu salário líquido de R$ 17.144,41. A sociedade entre os dois foi revelada pela revista Crusoé.

Já Rocha foi desligada do sistema do tribunal no início de janeiro deste ano. Atualmente, ela cursa mestrado na UnB e integra o grupo de pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania na mesma instituição.​

Redação com Agência Folha