12/10/2020

PANDEMIA. Chile cancela bolsas de estudo de projetos de pesquisa PANDEMIA. Chile cancela bolsas de estudo de projetos de pesquisa




Foto: Agência EFE  -  

Foram cortados os incentivos financeiros para o Mestrado e Doutorado de 2020 e de 2021; o governo afirma que o país foi muito afetado pela covid


O governo chileno cancelou todas as bolsas de estudo, em curso e as previstas para o ano de 2021, dos projetos de pesquisas de mestrado e doutorado, de alunos que estão no exterior. O governo alegou que o país foi severamente afetado pela pandemia do novo coronavírus, o que tornaria inviável a manutenção do programa.

Em abril deste ano, no anúncio feito pela ANID (Agência Nacional de Investigação e Desenvolvimento), que cancelou as novas bolsas de estudo de 2020, o órgão afirmou que existia a necessidade de aplicar estes recursos em outros setores devido à crise gerada pela pandemia. 

O governo argumentou também que estas verbas seriam destinadas a projetos na área da saúde. Mas entidades de defesa das bolsas para pesquisas científicas reclamaram da falta de transparência sobre o destino dado aos recursos, já que o desenvolvimento de pesquisas sobre o coronavírus ficou com apenas 8% do orçamento total.

Redação com R-7