22/09/2020

General Heleno diz que interesses ocultos usam meio ambiente para prejudicar país e derrubar o governo General Heleno diz que interesses ocultos usam meio ambiente para prejudicar país e derrubar o governo




Foto: Sérgio Lima/Poder-360  -  


O ministro de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, disse nesta segunda-feira (21) que o debate sobre o meio ambiente tem sido distorcido por estrangeiros com o objetivo “oculto, mas evidente, de prejudicar o Brasil e derrubar o governo Bolsonaro”

Heleno e outros ministros do governo participaram de audiência pública convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o estado atual das questões ambientais no Brasil.

Sem citar nenhum país ou ente específico, Heleno também disse que potências estrangeiras e organizações não governamentais usam argumentos falsos e dados fabricados ou manipulados “para nos apresentar como vilões do desmatamento e do aquecimento do planeta”. Ele afirmou ser preciso deixar claro “que a Amazônia brasileira nos pertence”.

O ministro comentou ainda o aumento das queimadas na Amazônia, alegando que causas naturais favorecem os incêndios. “É importante ressaltar que o assunto é altamente polêmico. Não há comprovação científica de que o aumento de incêndio nas florestas primárias decorra de inação do governo federal”, disse o ministro do GSI.

Heleno teve o apoio do ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que falou depois na sequência. “Logicamente o aumento da temperatura do planeta causa uma melhor condição para que existam queimadas, ou seja, propicia um número maior de focos de incêndio no planeta inteiro”, disse.

Redação com Poder 360/Agência Brasil.