06/09/2020

Desempregada,atriz vira camelô nas ruas do Rio de Janeiro Desempregada,atriz vira camelô nas ruas do Rio de Janeiro





Gastando a sola dos sapatos em busca da clientela no Catete e no Largo do Machado, Rose Gaspar carrega nas mãos e numa bolsa a tiracolo as lingeries que antes estavam na vitrine da sua loja, fechada no começo da pandemia. Em Copacabana, uma receita de bala baiana virou a tábua de salvação para Adriana dos Santos, depois que perdeu o emprego numa padaria. Ela agora percorre o bairro anunciando o doce que “quebra na boca”, às vezes na mesma esquina onde a modelo e atriz Ester Madeira instalou uma banca para vender máscaras, já que os trabalhos nas passarelas e de figuração na TV desapareceram.

As três são alguns dos incontáveis novos rostos entre os camelôs do Rio, empurrados à informalidade das ruas pelas consequências do coronavírus na economia. E retratam o quão variado é o perfil desses ambulantes de primeira viagem. Rose perdeu seu pequeno negócio aos 50 anos. Adriana, de 32, tinha acabado de ser mudar da Baixada Fluminense para a Ladeira dos Tabajaras, de olho nas oportunidades da Zona Sul. E Ester, aos 21, precisou dar uma pausa em seu sonho de um papel na “Malhação” para ajudar a mãe, chef de cozinha demitida no meio da crise. Em comum, elas viviam a urgência das contas que não paravam de chegar. E não tinham reservas para esperar por dias mais favoráveis.

Rose Gaspar, de 50 anos, era dona de uma loja de roupas íntimas em Copacabana que faliu com a pandemia

Lúcio Hilário já foi bancário e dono de restaurante self-service. Mais recentemente, tocava com a família um negócio caseiro de venda de comida congelada. Vinha de vento em popa, e ele buscava um imóvel para expandir o empreendimento. Na pandemia, os fregueses minguaram e ele decidiu encarar a rotina de ambulante, perto da Praça Saens Peña, na Tijuca, vendendo doces, como cuscuz e bolo, enquanto divulga a produção das marmitas:

"A maior sorte que tive foi não ter aberto a loja, porque estaria todo endividado",diz ele.

Redação com Extra