26/08/2020

Empresário e médico campinense Gessner Caetano morre vítima da Covid -19 Empresário e médico campinense Gessner Caetano morre vítima da Covid -19




O médico e empresário campinense Gessner Caetano,  internado com COVID-19 no Hospital Português do Recife,  desde o final de julho, com seu quadro neste final de semana avaliado pelos médicos como gravíssimo  foi submetido a uma cirurgia toráxica (traqueostomia), na própria UTI, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito nesta terça-feira, 25 de agosto, por volta das 18:00hs.

O procedimento, segundo recente reportagem d’APALAVRA on line,  consistia na substituição do tubo respiratório, que foi  retirado da boca e afixado na região do pescoço, visando melhorar a oxigenação dos pulmões. Gessner estava com  quadro infeccioso grave, sangrando pelo nariz e o esforço da equipe médica foi  para desobstruir as vias aéreas.

SITUAÇÃO “TRANSTORNANTE”

No dia 31 de julho , Gessner Caetano liberou para amigos fotografias suas no leito hospitalar e fez um dramático relato da sua situação, que classificou como “violenta” e “transtornante”.

Gessner estava em Barreiras, interior da Bahia, e ao sentir os sintomas iniciais da doença precisou alugar um avião para poder vir se socorrer em um hospital com melhores recursos técnicos – Português, do Recife, onde permaneceu em uma UTI individual até o falecimento.

Em um de seus últimos depoimentos disse que teve falta de ar, infecção pulmonar (pneumonia) e os rins e o coração também sofreram as consequências brutais da doença, mas que o pior no seu entender já teria passado, o que lamentavelmente a equipe médica contrariou dias depois ao falar do agravamento.

Gessner era filho do Dr. médico otorrino João Caetano,já falecido

– “Eu estou todo inchado”, explicou Gessner dizendo que os problemas renais e a embolia pulmonar são realmente muito perigosos, bem como a insuficiência cardíaca”, foram suas últimas palavras antes de entrar em coma, e falecer nesta terça-feira.

Nas redes sociais. nos últimos dias, os amigos buscavam por informações, e ontem tiveram a pior delas.

Gessner foi candidato a deputado federal da Paraíba em 1994, sendo um dos favoritos para a disputa daquele ano, mas por um incidente de percurso perdeu a eleição e a candidata a governadora Lúcia Braga, também.

Era conhecido em toda a região. Seus pais fundaram a Casa de Saúde ” Dr.  Francisco Brasileiro”, desativada anos atrás e este ano adquirida pelo Governo do Estado, onde agora funciona o Hospital de Clínicas.Também foram donos do Rique Palace hotel na Venâncio Neiva, além de outros empreendimentos.

O sepultamento, sem velório, deve ocorrer nesta quarta-feira em Campina Grande.

Redação com A Palavra & Ubiratan Cirne