06/08/2020

COVID-19: Drauzio Varella diz que chegamos à essa tragédia por um acúmulo de erros COVID-19: Drauzio Varella diz que chegamos à essa tragédia por um acúmulo de erros





O médico Drauzio Varella afirma que o Brasil vive "um acúmulo de erros" na pandemia de Covid-19. Em entrevista à GloboNews ele analisou:


-as falhas do governo na chegada do vírus ao país,

-os desajustes na reabertura econômica,

-a resistência ao isolamento e ao uso de máscaras,

-os riscos desconhecidos da volta às aulas,

-a aposta errada na vacina como solução imediata,

-e as perspectivas para a resposta imunológica duradoura.


"Primeiro, nós não nos preparamos adequadamente para a chegada do vírus aqui, e, sabidamente, ele vinha", disse o médico. Drauzio lembrou que, apesar das recomendações de cientistas sobre a necessidade de isolamento para conter a disseminação do vírus, houve "contradição" nas orientações dadas à população pelos governos estaduais e o federal.

Para Drauzio, o problema do isolamento é que ele precisava ter sido efetivo e começado nas fase inicial. "Tinha que ter sido um isolamento muito rápido. E muito eficaz, abrangente, chegar a níveis de 60%, 70%, porque aí você consegue ter um controle da epidemia."

Drauzio foi questionado sobre o porquê de as pessoas não adotarem as medidas de proteção necessárias contra a Covid-19. O médico disse acreditar que, devido à variedade clínica da doença – que, em algumas pessoas, não causa sintomas e, entretanto, pode ser letal em outras – alguns grupos, principalmente os mais jovens, não fazem o isolamento social.

O médico foi questionado sobre sua opinião em relação à volta das aulas. Ele disse não saber quando seria o momento certo dessa volta, mas avaliou que "ninguém sabe".

Drauzio pontuou, ainda, que, apesar de as crianças parecerem ser menos atingidas pela Covid-19, não ficou demonstrado que elas transmitem menos a doença.

Drauzio alerta que a perspectiva de, no futuro, uma vacina ser aprovada não resolve imediatamente o problema da disseminação da Covid-19 no Brasil.

"Agora é hora de evitar aglomeração, de usar máscara", reforçou o médico. "Eu acho que não usar máscara na rua é um absurdo tão grande que eu fico olhando essas pessoas. O que leva um cidadão a andar sem máscara? Que estupidez do comportamento humano é esse? Uma pessoa no auge de uma epidemia, morrendo gente, se negar a pôr a máscara?", questionou.

Faltou o Dr. Drauzio dizer que antes do vírus chegar ao Brasil,ele prórpio disse que muita gente iria sentir os seus sintomas apenas como os de "uma gripezinha".


Redação com G-1