02/08/2020

Bloquear perfis de redes sociais fora do país não tem precedentes Bloquear perfis de redes sociais fora do país não tem precedentes





PSFs ESTRUTURADOS PARA RECEBER PESSOAS COM SINTOMAS DA COVID-19

A decisão do Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear acessos aos perfis de redes sociais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fora do âmbito nacional é preocupante e não tem precedentes na legislação brasileira. Essa é a opinião do advogado Felipe Rocha, especializado em direito digital.

“É algo que nos surpreende e levanta polêmica. Nos parece que essa decisão extrapola e deve haver desdobramentos dentro da corte”, disse ele em entrevista à CNN.

O bloqueio global pelo Facebook das contas de perfis ligados a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em cumprimento à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal levantou polêmica nos últimos dias.

Apesar de cumprir a determinação, o Facebook afirma que “essa ordem judicial é extrema, representa risco à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira, em conflito com leis de jurisdições ao redor do mundo”.

“O Supremo tem absoluta jurisdição em todo o âmbito nacional”, diz Rocha. Fora do Brasil é outra história.

Para o advogado, o debate não pode ser feito de maneira ideológica e define o assunto como “complexo e espinhoso” e que deve ser tratado com cautela e diversos debates.

“A liberdade de expressão é o grande debate, até que ponto podemos garantir a fala, o livre discurso nas redes”, diz ele. “A bandeira que o Facebook levanta é que a decisão do ministro ofende o direito de alguém que está fora do território brasileiro. Esse é o grande x da questão”, segue Rocha. Assista à íntegra.

Redação com CNN/Brasil