27/07/2020

Bispos da CNBB assinam carta contra o governo Bolsonaro Bispos da CNBB assinam carta contra o governo Bolsonaro





Documento ainda seria analisado por conselho da Conferência Nacional, mas acabou vazado neste domingo (26). O Palácio do Planalto disse que não vai comentar caso.


Cerca de 150 arcebispos e bispos da Igreja Católica assinaram uma carta com duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No documento, os religiosos citam que o governo federal demonstra "omissão, apatia e rechaço pelos mais pobres", além de "incapacidade para enfrentar crises".

Ao longo do texto, os bispos afirmam que a situação "é visível nas demonstrações de raiva pela educação pública; no apelo a ideias obscurantistas; na escolha da educação como inimiga e nos sucessivos e grosseiros erros na escolha dos ministros".

A carta, que seria publicada na última quarta-feira (22), chegou a ser suspensa para análise do Conselho permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no entanto, acabou vazando neste domingo (26).

Em nota, a CNBB informou que o documento "nada tem a ver" com a conferência." É de responsabilidade dos signatários". Ao G1, o Palácio do Planalto disse que não vai comentar o caso.

'Carta ao Povo de Deus'

Ainda de acordo com o texto, chamado de "Carta ao Povo de Deus", os bispos e arcebispos afirmam que o presidente da República usa o nome de Deus para "difundir mensagens de ódio e preconceito".

Redação com G-1/DF