25/07/2020

PSL avalia expulsar quem votou contra o Fundeb PSL avalia expulsar quem votou contra o Fundeb





O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país


A Executiva Nacional do PSL estuda expulsar deputados que votaram contra a Proposta de Emenda à Constituição que tornou o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) um programa permanente. Entre eles, Bia Kicis (DF), destituída pelo presidente Jair Bolsonaro da vice-liderança do governo no Congresso. 

A informação foi dada pelo deputado Junior Bozzella, que é presidente da legenda em São Paulo. "Se o próprio Bolsonaro retaliou os bolsonaristas, não é o PSL que vai passar a mão na cabeça. O partido nunca foi omisso com aqueles que depõem contra os interesses da nação", afirmou.

O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no País. A PEC foi aprovada na Câmara e agora precisa ser analisada pelo Senado.Bia Kicis é uma das mais ferrenhas apoiadoras do presidente e foi surpreendida com a dispensa da vice-liderança, na quarta-feira passada. 

Além dela, outros cinco deputados do PSL votaram contra a mudança no Fundeb no primeiro turno da votação na Câmara: Chris Tonietto (RJ), Filipe Barros (PR), Junio Amaral (MG), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) e Marcio Labre (RJ). No segundo turno, no entanto, Luiz Philippe votou a favor da proposta e Labre se absteve.

Redação com Agência Estado