20/07/2020

CONTRA AS COTAS.Deputado diz que não entraria em um avião pilotado por um cotista CONTRA AS COTAS.Deputado diz que não entraria em um avião pilotado por um cotista





Josué Bengtson, que também é pastor, fez pregação sobre o fim das cotas no ensino brasileiro


O vídeo do deputado federal e pastor Josué Bengtson (PTB/PA) atacando as cotas em universidades tem atraído críticas nas redes sociais, que classificam como racismo as posições dele em uma pregação religiosa que teria ocorrido no domingo, 18, no templo da travessa da Timbó, em Belém.  

Bengson, 76 anos, que é paulista, mas se elegeu pelo Pará, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular brasileiro. Ele afirma que não entraria em um avião em que um piloto fosse aprovado por cota. “É por isso que de vez em quando cai um avião”, diz ele no vídeo. E arremata: “Em 99% das vezes a culpa é do piloto; ele errou alguma coisa”. 

Não fica claro se ele diz que os pilotos culpados por acidentes entraram por cotas, apesar de não haver cotas para se tornar piloto. Em seguida ele usa o exemplo de médicos, perguntando aos presentes se eles se deixariam operar por um médico formado que entrou na universidade por cota. “A meritocracia é que tem que funcionar. É o esforço!”, pregou. 

No site da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) há explicações sobre  como chegar à carreira de piloto: “Um aspirante a piloto pode iniciar sua trajetória em aeroclubes, escolas de aviação ou se dar na carreira militar. Em geral, a trajetória evolui da obtenção da certificação de Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC), até chegar a Piloto de Linha Aérea (PLA). Para cada um desses estágios é necessário atender a requisitos de idade, escolaridade, conhecimento, experiência, instrução de voo e aptidão psicofísica e psicomotora.”

O regime de cotas (Lei nº 12.711/2012) para o ingresso nas universidades federais destina 50% das vagas para estudantes das escolas públicas. As demais são de livre concorrência. Da cota para estudantes das universidades públicas, há subdivisões, conforme gráfico do site do Ministério da Educação.

Redação com O Liberal


REABERTO NO SÍTIO MANGUAPE - LAGOA DE ROÇA