19/07/2020

Unifacisa retorna atividades administrativas presenciais Unifacisa retorna atividades administrativas presenciais






A Unifacisa retorna às atividades presenciais nesta segunda feira,(20), iniciando pelo setor administrativo. Os atendimentos à comunidade continuarão de forma remota.

A previsão de retorno das aulas é para o mês de agosto e se dará de forma gradativa. Iniciando com a retomada das aulas práticas nos laboratórios em forma de rodízio, presenciais e remotas, que serão transmitidas ao vivo, visando atender as necessidades dos alunos pertencentes ao grupo de risco e daqueles que residem fora de Campina Grande. Em setembro, serão retomadas as aulas teóricas referentes ao semestre 2020.2, inicialmente remotas, mas que poderão ser alteradas para presenciais a depender da determinação dos órgãos de saúde competentes. Os alunos receberão orientações e treinamento específico para o retorno.

Durante a pandemia, a Unifacisa foi uma das primeiras instituições a adotar o sistema remoto de atendimentos administrativos e aulas síncronas (ao vivo online) como forma de garantir a segurança e saúde de toda comunidade universitária, de modo a evitar a concentração de pessoas, e com isso, prevenir a infecção pela covid-19, além de garantir também, a continuidade do semestre dos alunos com metodologias diferenciadas.

Em abril foi instituída uma comissão de Biossegurança, composta por uma equipe multidisciplinar contando com médico infectologista, especialistas em biossegurança, coordenadores de curso, professores e responsáveis pela operação da IES, com o objetivo de acompanhar e estudar as determinações dos protocolos de referência nacionais e internacionais, para então desenvolver os protocolos necessários para o retorno das atividades da Unifacisa, respeitando as normas de biossegurança e as necessidades específicas de cada ambiente do ecossistema. Além disso, estão sendo realizados, desde o início do mês de junho, treinamentos com os colaboradores visando o cuidado com a higienização dos instrumentos, ambientes e superfícies, assim como o uso correto dos equipamentos de proteção individual, de forma a priorizar a segurança de todos que fazem parte do ecossistema Unifacisa.

Para a retomada das atividades administrativas, além de treinamento de biossegurança online, foi realizado um mapeamento de grupo de riscos e avaliação dos colaboradores que fazem parte deste grupo, visando garantir a segurança e bem-estar de todos. A partir deste levantamento, foram definidos os grupos de trabalho que fazem parte do retorno gradual.

O plano de retorno tem desde orientações gerais, como distanciamento social, higienização das mãos, utilização de álcool em gel, uso de equipamentos de proteção individual, etiqueta respiratória, rotinas de higienização dos ambientes com protocolos específicos para objetos de trabalho, pisos e superfícies, sempre adequando as normas e rotinas de limpeza dos setores, número de pessoas em cada ambiente, até as orientações que são mais específicas a cada setor da instituição. Os colaboradores irão receber uma cartilha digital com todas essas informações antes da retomada das atividades.

A Unifacisa está acompanhando incessantemente as determinações e orientações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais para definir as datas de retorno.

Redação com assessoria