15/07/2020

Geddel daixa a cadeia e vai para prisão domiciliar Geddel daixa a cadeia e vai para prisão domiciliar






O ex-ministro Geddel Vieira Lima deixou Complexo da Mata Escura por volta de uma da tarde desta quarta-feira (15). Ele vai cumprir prisão domiciliar, após liminar do STF.


O ex-ministro Geddel Vieira Lima deixou por volta das 13h desta quarta-feira (15) o Complexo da Mata Escura, em Salvador, onde cumpria pena de 14 anos e 10 meses, por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele deixa a unidade para cumprir prisão domiciliar, após liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Geddel vai cumprir a prisão domiciliar em um apartamento que ele tem no bairro do Chame-Chame. Após a liminar deferida pelo STF no final da noite de terça-feira (14), em favor da prisão domiciliar de Geddel, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) fez o despacho e encaminhou à Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), que fez o cumprimento da decisão.

Na terça, o ministro Dias Toffoli concedeu 48 horas para a Vara de Execuções Penais da Bahia enviar informações sobre a saúde de Geddel Vieira Lima, após a defesa do ex-ministro pedir concessão de prisão domiciliar em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na decisão, Dias Toffoli afirma que a defesa de Geddel comprovou suas alegações, com documento expedido pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), no qual atesta que o ex-ministro, ao realizar o exame de teste rápido em 8 de julho, testou positivo para a Covid-19.

Geddel foi ministro da Secretaria do Governo durante mandato de Michel Temer, e ministro da Integração Nacional do governo Lula, entre 2007 e 2010. Ele está preso desde 2017 por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Inicialmente, o ex-ministro ficou na Penitenciária da Papuda, em Brasília (DF), e em dezembro de 2019 foi transferido para a Bahia e levado para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.

Redação com G-1