08/07/2020

A Globo pegou ar! JN reage à ¨exclusiva¨ de Bolsonaro e não mostra imagens do presidente A Globo pegou ar! JN reage à ¨exclusiva¨ de Bolsonaro e não mostra imagens do presidente





SÍTIO MANGUAPE - LAGOA DE ROÇA

O "Jornal Nacional" decidiu não mostrar imagens do anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro de que contraiu a covid-19. O presidente fez a comunicação em entrevista a apenas três emissoras de televisão, a TV Brasil, pública, a Record e a CNN/Brasil, nesta terça-feira (07). 

William Bonner fez menção ao fato assim que deu a notícia, na abertura do telejornal: "O presidente Jair Bolsonaro confirmou hoje que contraiu o novo coranavírus. Ele fez o anúncio para a TV estatal e outras duas emissoras. Nenhum dos demais órgãos de imprensa foi convidado", disse.

Ainda que pudesse solicitar as imagens da TV Brasil ou das outras duas emissoras, o telejornal da Globo optou por apenas descrever as falas do presidente e reproduzir literalmente algumas passagens. 

Pela decisão de não mostrar as imagens é possível entender que a Globo considerou indevido o privilégio a duas emissoras privadas. 

Renata Vasconcellos e Bonner também criticaram diversas observações feitas durante o anúncio. "Bolsonaro não apresentou nenhum dado para amparar a afirmação de que o número de óbitos tenha aumentado por outras causas e não pelo vírus. Ele citou um aumento de casos de suicídio e de doentes que não procuram os médicos por medo de se contaminar", disse a apresentadora. 

Ainda Renata: "Mais uma vez minimizando a tragédia da pandemia, o presidente disse que o coronavírus é quase como uma chuva, que vai atingir alguns e outros não".

O JN criticou ainda a fala do presidente sobre o suposto baixo risco que os mais jovens correm caso contraiam o vírus. "A declaração do presidente Bolsonaro vai em sentido contrário ao que dizem várias pesquisas internacionais", disse Renata.

Redação com Mauricio Stycer(UOL)