03/07/2020

Bolsonaro escolhe Renato Feder como novo ministro da Educação Bolsonaro escolhe Renato Feder como novo ministro da Educação





O martelo foi batido: o secretário de Educação e Esporte do Paraná, Renato Feder, é o novo ministro da Educação (MEC). Desde a saída de Weintraub, ele estava cotado à chefia da pasta, mas perdeu o posto para Carlos Decotelli, que pediu demissão por polêmica do currículo. Este é o quarto nome a assumir o MEC desde o início do mandato de Jair Bolsonaro (sem partido).

Feder é visto como um perfil “apaziguador” por líderes do governo. Além disso, ele é próximo ao Centrão do Congresso Nacional, do qual Bolsonaro tem tentado se aproximar para evitar um processo de impeachment.

Aos 41 anos, morador de Curitiba, o novo ministro é graduado em administração pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP). O ex-secretário lecionou por 10 anos matemática em escolas e chegou a ser diretor de instituições de ensino por oito anos, segundo secretaria do Paraná. Também consta em seu currículo que ele foi professor do Ensino de Jovens Adultos (EJA), programa de supletivo a pessoas que tiveram estudos interrompidos.

O professor à frente da pasta também trabalhou como assessor voluntário na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em 2003, ele assumiu uma empresa de tecnologia que se tornou bilionária pouco tempo depois. Porém, ele deixou o posto de diretor para assumir a secretaria do Paraná.

Redação com Metrópoles