02/07/2020

Governo divulga protocolos sanitários adotados para o ¨Plano Novo Normal PB¨ Governo divulga protocolos sanitários adotados para o ¨Plano Novo Normal PB¨





O Governo da Paraíba divulgou os protocolos sanitários adotados para o ‘Plano Novo Normal PB’, tomando por base as orientações técnicas e legais referentes à prevenção e o controle da Covid-19 no Brasil, experiências exitosas de outros estados e municípios, além do apoio da sociedade civil organizada. O objetivo é repassar as recomendações para o funcionamento dos seguintes setores: estética e beleza; escolas e cursos de formação cultural; automotivos; comércio; cartilha da população; e infraestrutura. 

 O Novo Normal é um plano que mostra a sinalização de cada um dos 223 municípios em relação à problemática da situação da pandemia. Atualmente, a Paraíba tem predominância da bandeira laranja, que é o segundo maior nível de restrição de circulação.

 “Para que possamos chegar à meta, que é a bandeira verde, é preciso adaptar as atividades da sociedade civil. E, para isso, o Estado passa a publicar cartilhas com orientações específicas de cada setor, explicando como deve ser o funcionamento de forma protegida em alinhamento com cada uma das bandeiras”, esclareceu o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

 As cartilhas mostram, em geral, o protocolo sanitário adequado e específico para cada setor, com orientações sobre o distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação, monitoramento das condições de saúde.

Na cartilha da população, orientações importantes para a prevenção à Covid-19 sobre cuidados no uso de transportes públicos; uso, lavagem e descarte correto das máscaras de proteção; uso de produtos de limpeza, como água sanitária; limpeza de alimentos e objetos; higiene pessoal; e isolamento de sintomáticos. 

Redação com SECOM/PB