12/06/2020

Coronavírus: Europa vai barrar visitantes de países fora de controle e Brasil Pode entrar na lista Coronavírus: Europa vai barrar visitantes de países fora de controle e Brasil Pode entrar na lista





Pelo comunicado da Comissão Europeia, a situação da pandemia de cada nação será o principal critério de decisão sobre quem terá acesso ao território europeu


Países da União Europeia vão impedir a entrada de viajantes que vivem em locais em que a pandemia do novo coronavírus não está controlada, quando reabrirem oficialmente suas fronteiras externas, o que está previsto para 1º de julho. Pelos critérios que serão adotados, brasileiros provavelmente não poderão entrar na União Europeia.

A Comissão Europeia divulgou ontem um documento em que prevê uma série de regras para permitir ou impedir a entrada de viajantes do exterior, além de estimativas de novas infecções, a tendência de a epidemia aumentar ou ser controlada, e as políticas dos governos para combater o novo coronavírus, como testes, rastreamento de contatos e medidas de prevenção de contágio.

Atualmente, a América Latina é o novo epicentro da covid-19, com quase 72 mil mortos (com 40.919 só no Brasil) e 1,5 milhão de infectados. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos diários no Brasil tem sido maior do que o registrado nos EUA e no Reino Unido.

A lista de países que terão entrada permitida começaria a ser elaborada ontem com base no documento oficial que estabelece as diretrizes para a liberação. Apesar de a UE não ter informado ainda os países vetados, os residentes no território brasileiro devem ser impedidos de entrar na Europa enquanto o Brasil não controlar a doença.

Redação com AE