08/06/2020

Americanos bebem alvejante para tentar prevenir covid-19, diz estudo Americanos bebem alvejante para tentar prevenir covid-19, diz estudo





Constatação foi de uma pesquisa feita pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), um órgão do governo dos Estados Unidos


Alguns norte-americanos estão adotando hábitos que podem ser nocivos à saúde na tentativa de se proteger da covid-19. Pesquisa feita pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), uma agência do governo dos EUA, com 502 adultos, identificou que há pessoas fazendo gargarejo e até bebendo alvejante na esperança de não serem infectadas pelo coronavírus.

Dentre os entrevistados, 19% afirmaram que usam produtos de limpeza diretamente em frutas e legumes frescos. Outros 18% disseram que usam alvejantes diretamente na pele.

Mas o mais preocupante foi que 4% admitiram beber ou usar para gargarejo produtos feitos para a limpeza da casa.

"Essas práticas representam um risco de graves danos aos tecidos e lesões corrosivas e devem ser rigorosamente evitadas", alertaram os autores do estudo.

A constatação do CDC ocorreu após o presidente dos EUA, Donald Trump, sugerir publicamente que as pessoas, talvez, pudessem injetar alvejante como forma de matar o vírus, em entrevista no fim de abril.

Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também constatou aumento semelhante das intoxicações por produtos de limpeza entre janeiro e abril. O órgão também atribuiu o aumento às medidas de combate ao coronavírus.

Redação com R-7