02/06/2020

Uma decepção. Tribunal de Contas do estado do Rio reprova contas do primeiro ano do governo Witzel Uma decepção. Tribunal de Contas do estado do Rio reprova contas do primeiro ano do governo Witzel





Por unanimidade, o TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) reprovou as contas do governo do estado referentes a 2019, primeiro ano da gestão de Wilson Witzel (PSC). As contas do Executivo fluminense foram reprovadas pelo quarto ano consecutivo.

Após a decisão, cabe à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovar ou não os gastos do governo. Se as contas forem reprovadas, o governador pode ser processado por improbidade administrativa.

A relatoria do conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento apurou 11 irregularidades na administração pública fluminense que teriam sido cometidas durante o ano de 2019. O relator apontou inconsistências em gastos com fundos, como de segurança pública e meio ambiente, obras e pagamento das contas públicas.

O secretário estadual da Fazenda, Guilherme Mercês, participou da sessão, defendeu a aprovação das contas e explicou as dificuldades financeiras do estado. Após o julgamento, Mercês disse que a pasta está à disposição do TCE-RJ para auditoria das contas públicas.

Redação com CNN/Brasil