01/06/2020

Não tem nada de nazista, diz dono de bandeira polêmica usada em protestos Não tem nada de nazista, diz dono de bandeira polêmica usada em protestos





O instrutor de segurança Alex Silva, de 46 anos, é o dono da polêmica bandeira ucraniana associada à extrema direita, que vem sendo exibida em atos pró-Bolsonaro em São Paulo. Ele mora no país europeu desde 2014 e veio ao Brasil em março, para abrir uma filial da academia de tiro e táticas militares em que trabalha em Kiev, capital do país. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Sem poder voltar para a Ucrânia por conta da pandemia do novo coronavírus, Alex contou à Folha que tem participado das manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro. Nos atos, ele tem levado a bandeira nas cores vermelha e preta, que é usada pelo Pravyi Sektor (Setor Direito), organização paramilitar criada em 2013 que virou partido político no país europeu.

Nas redes sociais, a bandeira vem sendo apontada como um dos elementos que deram início a uma confusão entre apoiadores do presidente e membros de torcidas organizadas que defendiam a democracia, neste domingo (31), na avenida Paulista.

Redação com Agência Folha