31/05/2020

EUA têm nova onda de protestos pelo assassinato de homem negro EUA têm nova onda de protestos pelo assassinato de homem negro





Milhares de pessoas permanecem nas ruas em diferentes cidades dos Estados Unidos (EUA), em protesto pelo assassinato de George Floyd por um policial branco na cidade de Mineápolis. Pela sexta noite seguida, as manifestações se estendem por dezenas de cidades americanas, entre elas Dalas, Los Angeles, Nova York e a capital Washington. Até agora, 25 municípios decretaram toque de recolher, mas a população seguiu durante a noite nas ruas.

Desde a madrugada da véspera, há uma escalada da violência nos protestos. Na noite de sábado (30), um jovem de 19 anos morreu baleado por um  desconhecido, em Detroit. Há poucas horas, em Atlanta, um oficial foi gravemente ferido após ser atropelado por um quadriciclo. O motorista foi preso.

Além de atear fogo a edifícios e automóveis, alguns manifestantes utilizam artefatos como pedaços de madeira, tijolos, pedras, e até fogos de artifício contra a polícia. Entre a última quinta-feira e a tarde de sábado (30), cerca de 50 pessoas haviam sido presas somente na cidade de Mineápolis.

Redação com CNN/Brasil