29/05/2020

Em dia de tombo do PIB, Paulo Guedes pede ¨solidariedade¨ para retomada rápida da economia Em dia de tombo do PIB, Paulo Guedes pede ¨solidariedade¨ para retomada rápida da economia





O IBGE divulgou nesta sexta (29) que PIB encolheu 1,5% no primeiro trimestre, devido aos efeitos iniciais da pandemia. Ministro disse que é 'cretino' quem ataca governo ao invés de ajudar.


O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu nesta sexta-feira (29) compreensão e solidariedade para que a retomada da economia, após a crise do coronavírus, seja mais rápida no país.

Guedes fez a declaração pouco depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 1,5% no 1º trimestre, na comparação com os três últimos meses de 2019.

O resultado reflete apenas os primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus, e coloca o país à beira de uma nova recessão, uma vez que a expectativa é de um tombo ainda maior no 2º trimestre.

“Precisamos de cooperação, colaboração, compreensão, solidariedade", disse o ministro durante um seminário virtual.

Se referindo aos recentes conflitos do presidente Jair Bolsonaro com outros poderes, como o Judiciário, Guedes apontou que disputas são "naturais" nesse período, mas defendeu trégua neste momento de crise senão "o barco naufraga."

Redação com G-1