28/05/2020

Bolsonaro diz que algo muito grave está acontecendo com a democracia no Brasil Bolsonaro diz que algo muito grave está acontecendo com a democracia no Brasil





Ministro do STF autorizou ontem busca e apreensão contra aliados de Bolsonaro, entre eles os empresários Luciano Hang e Edgard Corona. Operação é parte do inquérito das 'fake news'.


O presidente Jair Bolsonaro comentou nas redes sociais a operação da Polícia Federal contra um esquema de "fake news", realizada nesta quarta-feira (27). Para ele, "algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia".

Bolsonaro chamou de "cidadãos de bem" os aliados do governo que foram alvos nesta quarta de mandados de busca e apreensão da operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Em outra mensagem, publicada posteriormente, o presidente escreveu: "Estamos trabalhando para que se faça valer o direito à livre expressão em nosso país. Nenhuma violação desse princípio deve ser aceita passivamente".

A operação foi autorizada por Alexandre de Moraes porque ele é o relator do inquérito que apura ameaças aos ministros do Supremo.

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em endereços de aliados de Bolsonaro, como o ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, e os empresários Luciano Hang, dono das Lojas  Havan, além de blogueiros e parlamentares do PSL.

Na decisão que determinou a operação, Moraes afirmou que provas indicavam a existência de associação criminosa envolvendo o chamado "gabinete do ódio", estrutura que operaria no Palácio do Planalto disseminando notícias falsas.

Redação com Sistema Globo