27/05/2020

Moraes determina que Ministro da educação seja ouvido pela PF para explicar fala em reunião de 22 de Abril Moraes determina que Ministro da educação seja ouvido pela PF para explicar fala em reunião de 22 de Abril





No vídeo da reunião de 22/4, o ministro da Educação aparece falando que, por ele, colocaria 'vagabundos na cadeia', começando pelo STF.


O ministro Alexandre de Moraes,do Supremo Tribunal Federal, determinou, no âmbito do inquérito das FakeNews, que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja ouvido pela Polícia Federal para explicar uma declaração na reunião ministerial. Na ocasião, Weintraub afirmou que, por ele, colocaria “vagabundos na cadeia” – começando pelo STF.

“ DETERMINO que Abraham Weintraub, atualmente exercendo o cargo de Ministro da Educação, seja ouvido pela Polícia Federal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias para prestar esclarecimentos sobre a manifestação acima destacada.

Dê-se imediata ciência ao Procurador-Geral da República, para que, se entender necessário, acompanhe o depoimento; bem como para que se manifeste em relação as providências cabíveis para o prosseguimento da investigação”, diz a decisão.

Para Moraes, a fala de Weintraub “não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”.

"Há, portanto, indícios da prática dos delitos tipificáveis nos arts. 139 e 140 do Código Penal, bem como nos arts. 18, 22, 23 e 26 da Lei 7.170/1983", diz a decisão.

O Ministério da Educação informa que Weintraub já foi notificado oficialmente.

Redação com Andreia Sadi/Sistema Globo