25/05/2020

Setor de serviços cai 61% desde o início da pandemia; supermercados sobem 16% Setor de serviços cai 61% desde o início da pandemia; supermercados sobem 16%





A crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus já fez o setor de serviços recuar em 61% desde o dia 1º de março. O número foi revelado pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que mede o consumo do varejo brasileiro.

Renata Greco, vice-presidente de Produtos e Inovação da Cielo, disse em entrevista à CNN neste domingo (24) que o consumo como um todo desacelerou cerca de 30% no país desde o início da adoação de medidas de isolamento social.

"O que foi muito afetado mesmo nesta crise foi [o setor de] serviços, com uma queda de 61% puxada pelo turismo e as aéreas, setores que praticamente pararam. Bares e restaurantes seguem com uma desaceleração contínua [desde o início da pandemia], o que não quer dizer que não irá desacelerar mais, mas acreditamos que em alguns setores teremos uma leve recuperação", pontuou.

Mas enquanto a maioria dos setores registrou queda, o de bens não duráveis, como drogarias e supermercados, por exemplo, foram menos afetados. "Por serem serviços essenciais, eles continuaram com as portas abertas e o consumo acelerado. As drogarias registraram queda de 2,9%, mas em contrapartida os mercados cresceram aproximadamente 16%", destacou a executiva.

Redação com CNN/Business