21/05/2020

Presidente do BC diz que crise pode ser mais longa e desvio fiscal pode ser maior Presidente do BC diz que crise pode ser mais longa e desvio fiscal pode ser maior





O Bananal está funcionando de terça a domingo apenas para delivery

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu nesta quarta-feira, 20, que a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus “pode ser mais longa e o desvio fiscal pode ser maior”. Durante evento virtual, ele ressaltou que o governo, atualmente, está fazendo um “desvio fiscal”, mas com a indicação de que voltará para “os trilhos”.

Em função da crise, o governo federal lançou nos últimos meses uma série de programas de auxílio a famílias e empresas. Boa parte deles aumenta as despesas do Tesouro, o que prejudica o controle fiscal. No início de maio, por conta dos gastos com a crise, o Ministério da Economia estimou um rombo de R$ 601,2 bilhões para o setor público em 2020, o que equivale a 8,27% do Produto Interno Bruto (PIB). Neste cenário, a dívida bruta do País pode terminar o ano em 90,8% do PIB.

“Estamos fazendo um desvio fiscal, mas indicamos que voltaremos para o trilho”, disse Campos Neto, para depois ressaltar: “A crise pode ser mais longa e o desvio fiscal pode ser maior”.

Redação com AE


Imposto de Renda é com Djalminha / 3341-3727